top of page

Pablo Araújo e Bill Davison

Cidade

Categorias

Bill Davison é flautista e saxofonista, estudou na Escola de Música de Brasília, na Universidade de Brasília e na Bituca em Barbacena, se formou em flauta pela Universidade Federal de São João del Rei e depois concluiu mestrado em flauta/música do mundo pela Codarts Universidade de Artes, em Rotterdam, Holanda. Tocou em diversos grupos músicais e produziu trilhas sonoras para curta-metragens, tendo sempre como foco principal a música brasileira. Com o grupo Chora Genésio gravou dois discos e realizou duas turnês internacionais, tocando e ministrando oficinas de flauta brasileira e arranjo em diversas cidades da Europa. Foi professor de flauta do projeto de extensão Educar para Preservar, da UFSJ, e da EPM Holanda (Escola Portátil de Música, em Rotterdam). Além disso, participou como músico dos álbuns "Entardecendo" de Pablo Araújo, "Rádio Várzea" de Luiz Nascimento e "Lagoa do Estinaz" de Pedro Pecher, bem como realizou a direção musical do Ep "Tárrega no Cavaquinho", também de Pablo Araújo. Atualmente realiza trabalhos de composição, arranjo, produção e direção musical. É também professor de flauta do Conservatório Municipal de Música Heitor Villa Lobos, em Barbacena/MG.



Pablo Araújo começou a estudar música aos doze anos de idade na Banda Municipal de Monte Carmelo – MG. Seu primeiro instrumento foi a clarineta, migrando tempos depois para o violão e o universo das cordas. Aos dezenove anos se mudou para a cidade de São João Del rei – MG onde cursou violão no Conservatório de Música Padre José Maria Xavier e se graduou no curso de Filosofia na Universidade Federal de São João Del Rei. Apaixonado pelas artes, decidiu não seguir carreira acadêmica em filosofia e se dedicar integralmente a música. Se profissionalizou cursando workshops de mestres da música como Ian Guest, Juarez Moreira, Gilvan de Oliveira, Mestre Walter do Nação Estrela Brilhante e vários outros.

Assim começou a tocar e acompanhar vários músicos e grupos em São João Del Rei. No ano de 2009, começa sua pesquisa no instrumento, cavaquinho, que o leva a descobrir e a pesquisar com mais afinco o universo do gênero Choro. Neste mesmo ano funda com outros músicos de São João Del Rei o grupo Chora Genésio. Ainda no ano de 2009, aprofunda sua pesquisa em fabricação de instrumentos musicais convencionais e não convencionais, participa de uma oficina semestral com o grupo UAKTI. Produz também em parceria com Neivison Barbosa e Luiz Nascimento a trilha do filma "Prazer em te desconhecer" do diretor Jairo Fará.

Em 2010 começa a trabalhar como arte educador na Cia. Teatral Manicômicos. Dando aulas de música para crianças do projeto Arte por Toda Parte e para a turma do Curso de Preparação Para Atores. Com a Cia. Teatral Manicômicos produziu a trilha sonora para a peça Odisséia, a qual foi premiada como melhor trilha sonora no Festival de Teatro de Ubá no ano de 2011. Produziu e atuou na trilha sonora da peça Flor de Manacá com a qual ficou aproximadamente um ano em turnê.

Em 2012 se apresentou com os grupos Boêmios de Isis e Chora Genésio no Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del Rei. Além de ministrar a oficina de música para crianças Diversons.

Em 2013 gravou para o projeto A Bem Soar três composições suas e realizou seu primeiro show autoral pelo A Bem Soar Ao Vivo. Também em 2013, produz e cria instrumentos convencionais e não convencionais na oficina Diversons, estes instrumentos foram doados a Cia. Teatral Manicômicos para pesquisas em trilhas sonoras e paisagens sonoras. Nesse ano ainda produziu em parceria a Cia. Teatral Manicômicos e com os músicos Carla Grazielle e Luiz Nascimento o projeto Cena da Música que contou com 10 (dez) espetáculos de música na sede da Cia.

Em 2014 dedica se exclusivamente ao grupo de choro Chora Genésio. Nesse ano integraram o grupo Bill Davison e Milena Lopes, flauta e pandeiro. E nesse ano realizaram duas apresentações no XXVII Inverno Cultural de São João Del Rei. Uma em Caetanópolis no Memorial Clara Nunes e outra em Conselheiro Lafaiete pele mesmo evento.

Em 2015, o grupo tocou nos quatro dias de carnaval da cidade mineira de São Lourenço no projeto Manhãs de Chorinho e gravou de maneira independente seu primeiro disco, o Moderno Antiquário. Esse disco foi lançado no teatro Yves Alves em Tiradentes – MG e no Clube de Choro de Brasília-DF.

Em 2016, se apresentaram no I Festival de Choro de Santos-SP e ministraram oficinas de música para os alunos do Clube do Choro da cidade santista. No mesmo ano, fizeram sua primeira turnê pela Europa, na qual se apresentaram em três países, tais como: França, Bélgica e Holanda. Os destaques dessa turnê foram: entrevista do grupo na rádio Canal B, participação na programação no evento comemorativo dos 20 anos da Cie. Ochossi e apresentação no evento "Fête de la Musique", todos realizados na cidade francesa de Rennes; concerto no teatro Munganga em Amsterdam-NL; apresentação na casa de sow Cav'38 em Paris-FR e dois concertos no Moulinage des Crozes em Saint-Priest no sul da França; em Paris, gravação do segundo disco intitulado Bom Soar. Esse disco contou com a participação de dois músicos convidados Thierry Moncheny no violão de sete cordas e Karine Huet no acordeon.

Ainda em 2016 se apresentou no Duo é Jazz na cidade de Tiradentes MG Em 2017, em parceria com o Instituto Cooperforte e o Chora Genésio, iniciou se o projeto social intitulado "O Choro e os Chorões". O Projeto possibilitou a realização de apresentações para crianças e adolescentes em escolas públicas na região das Vertentes em Minas Gerais. E em março do mesmo ano partiu para a sua segunda turnê internacional com o grupo Chora Genésio. Se destaca nessa segunda turnê: o lançamento do disco Bom Soar e a ministração de oficinas de música no XIII Festival Internacional de Choro de Paris; concerto no teatro Munganga em Amsterdam-NL; concerto no Athelier Marcel Hastir em Bruxelas- BL; apresentação na Escola Portáil de Música de Roterdam-NL; ministração de oficinas em Toulouse – FR pelo clube do choro de Toulouse.

Em 2018, se apresenta solo no A Bem Soar Ao Vivo e lançou nas plataformas digitais duas canções de sua autoria. Essas canções foram gravadas por ele no violão e Luiz Nascimento voz. Também em 2018 estreou com o grupo Chora Genésio o concerto "Tudo é Relativo: Chora Genésio toca Ian Guest." em que o grupo homenageia o compositor húngaro.

Em 2019 grava seu primeiro EP junto com o pianista Pedro Pecher. O EP contém quatro composições de sua autoria e fazem parte de diversas fases de sua carreira artística. Junto com o EP, lança também um livro digital contando o processo de realização do projeto e as partituras das músicas.

Em 2022 lançou seu primeiro álbum autoral chamado Entardecendo. O álbum carrega o nome da primeira música composta pelo artista e conta com doze músicas autorais, sendo três delas compostas em parceria com os músicos Guilherme Faria, Leonardo Avelar e Nei Souza. As músicas escolhidas para compor o álbum carregam o traço da atmosfera da tarde mineira, sua indecifrável beleza e seu entardecer como estado e/ou processo poético da alma.

Agora em 2023 fez o lançamento do EP Tárrega no Cavaquinho, que é apresentado com uma experiência única que combina a elegância da música clássica com a vibração e ritmos contagiantes do cavaquinho. Inspirado na obra do compositor espanhol Francisco Tárrega, Pablo apresenta uma seleção de músicas clássicas cuidadosamente adaptadas para o cavaquinho, proporcionando um novo olhar para essas obras imortais.

Equipe Técnica (gravação, edição, mixagem e masterização)
Gravado pelo Programa de Extensão Sons das Vertentes
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

FICHA TÉCNICA:
Coordenação: Prof. Marcos Filho
Bolsista de gravação, edição e mixagem e masterização: Aires Starling Cangussu
Bolsista de comunicação: Nicolas Yuri

Local de registro
Laboratório de Práticas de Música Popular e Tecnologias Sonoras

Data de Gravação
01/12/2023 e 18/12/2023

Equipamentos Utilizados
Flauta: 1 Par Neumann KM 184 (XY)
Violão: 1 Condensador Kit Karsect e 1 AKG C4000 (AB)
Sala: 1 Par AKG C414 (Blumein)
Fones de ouvido: AKG K44
Edição, Mixagem e Masterização realizadas com 1 par de monitores Yamaha HS8 e 1 par de monitores M-Áudio BX8
Interface de áudio digital: Scarlett Focusrite 18i20 Terceira Geração
DAW: Reaper

Clique em            para ver todas as músicas da playlist do grupo / artista.

Galeria

Não há imagens cadastradas na galeria.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura | UFSJ

Programa de Extensão Sons das Vertentes | 2023
Departamento de Música

Logomarca da Universidade Federal de São João del Rei
Logomarca da Pró-Reitoria de Extensão
Logomarca do departamento de música da UFSJ
bottom of page