top of page

Congado de Santo Antônio de Rio das Mortes

Cidade

Categorias

O Congado de Nossa Senhora do Rosário do distrito do Rio das Mortes tem mais de 300 anos de tradição é um dos mais antigos do Estado de Minas Gerais. A festa de Congado acontece no mês de outubro juntamente com a festa de Nossa Senhora do Rio das Mortes Pequeno.

Os relatos e estudos recentes sobre a estruturação do grupo no tempo presente registram a importante mediação da família de Geraldo Feliciano da Silva, conhecido como Geraldo Cristóvão, que retomou a tradição ainda na primeira metade do século XX. Geraldo Cristóvão passou o posto de capitão para o seu filho José Pedro Sobrinho, popularmente chamado de Seu Dezinho. Foram 60 anos de atuação como capitão mor e 13 anos como capitão de honra até Dezinho transmitir a função para seu irmão mais novo Pedro Norberto.

Segundo André Luiz Mendes Pereira, em sua Dissertação de Mestrado defendida em 2011, foi Seu José Pedro quem “organizou as roupas do terno, todo branco, lenço no pescoço, saiote rosa e chapéu ornamentado com flores e espelhos. Seu Dezinho e os irmãos Geraldo Feliciano da Silva e Pedro Norberto da Silva, conhecidos respectivamente como Seu Dino e TiPedro, são considerados a base deste congado. Os caixeiros Antonio Aparecido da Silva (Toninho), José Roberto da Silva, Du, além do membro Robisson, que toca todos os instrumentos no contexto daquele congado, também são considerados importantes agentes para a manutenção do saber do Grupo. Seu Dino toca acordeom e TiPedro é o Capitão. O restante do grupo é, em sua maioria, parente dos três irmãos, são filhos, sobrinhos, netos, genros e amigos da família. O grupo é formado por homens de todas as idades, desde crianças de colo até idosos. As mulheres não participam tocando no grupo de performance, mas são responsáveis, juntamente com os congadeiros, pela manutenção e realização da festa” (PEREIRA, 2011, p.57).

Um estudo etnográfico detalhado sobre o Congado de Nossa Senhora do Rosário pode ser encontrado em: PEREIRA, André Luiz Mendes. Um estudo etnomusicológico do congado de Nossa Senhora do Rosário do Distrito do Rio das Mortes, São João del-Rei, MG. Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2011. (Dissertação de Mestrado).

Em atividade desde
Mais de 300 anos (sem data definida)

Instrumentação
CORDAS DEDILHADAS: Violão/ Cavaquinho/ Viola
VOZ: Capitão e Coro
PERCUSSÃO: Pandeiro/ Afoxé/
OUTROS: Acordeon


Atuação
Na festa de Congado do Distrito de Congado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno todo ano no mês de outubro juntamente com a festa de Nossa Senhora do Rio das Mortes Pequeno.
Encontro de Congados da Região.

Periodicidade de Encontros / Ensaios
Trido – três dias antecedentes a apresentações.
Alvorada – Madrugada antecedente a festa do Congado


Equipe Técnica (gravação, edição, mixagem e masterização)
Em 2017 a equipe do projeto formada pelos bolsistas Leonardo Avellar, Tamires Rampinelli, Rick Vargas, a colaboradora Thais e o coordenador. Marcos Filho, registraram mais de 20 horas de som e imagens da Festa do Congado. A produção teve autorização do grupo que recebeu um material impresso e digital do registro.

Clique em            para ver todas as músicas da playlist do grupo / artista.

Galeria

Não há imagens cadastradas na galeria.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura | UFSJ

Programa de Extensão Sons das Vertentes | 2023
Departamento de Música

Logomarca da Universidade Federal de São João del Rei
Logomarca da Pró-Reitoria de Extensão
Logomarca do departamento de música da UFSJ
bottom of page