top of page

Congado de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia

Cidade

Categorias

O Congado de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia foi fundado em 2011 pelo Primeiro Capitão Prego, que encontrava pessoas interessadas através das aulas de capoeira que lecionava na Praça da Estação, da cidade de Tiradentes.

Claudinei Matias Nascimento, conhecido como Mestre Prego, nascido em Barroso, cresceu assistindo seu avô e seu pai participando dos grupos de congado e, quando chegou em Tiradentes, imediatamente sentiu a falta que a prática fazia na cidade, pois os únicos grupos existentes na região, não eram frequentes.

Ao descobrir que membros de sua família, na época em que a escravidão era legalizada no Brasil, havia sido comprada na região, Capitão Prego sentiu que havia mais um motivo para fundar o congado. Com esse intuito, e o de construir um senso de comunidade entre os jovens de Tiradentes, Prego começou a dar aulas de capoeira abertas, na Praça da Estação da cidade, e dessa forma, ele conhecia pessoas que estariam interessadas em participar do seu grupo de congado.

As origens das músicas e batuques do Congado Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia são um mistério, pois elas estão sempre em metamorfose, mudando através do tempo; segundo os integrantes, eles podem começar tocando um ritmo e, ao longo do ritual, a narrativa que contam os levam a tocar algo completamente novo, pois o importante ali não é tocar um único ritmo sempre, mas sim a espiritualidade que o congado traz consigo.

Apesar do apoio da prefeitura de Tiradentes ser mínimo, não se deixa abalar, e vários integrantes saem pelas ruas, pedindo ajuda para os turistas e moradores, além de venderem artesanatos, para que o Congado possa fazer viagens e manutenções de seus instrumentos.

No último domingo de agosto, o Congado Escrava Anastácia se reúne em celebração.

Em atividade desde
2011

Equipe Técnica (gravação, edição, mixagem e masterização)
Registro realizado pelo Programa de Extensão e Pesquisa Sons das VertentesUniversidade Federal de São João del-Rei

Coordenação: Prof. Marcos Filho
Bolsistas - Gravação, edição e mixagem: Leonardo Avellar
Rick Vargas, Sulivan Ribeiro
Pesquisa: Tamires Rampinelli

Clique em            para ver todas as músicas da playlist do grupo / artista.

Galeria

Não há imagens cadastradas na galeria.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura | UFSJ

Programa de Extensão Sons das Vertentes | 2023
Departamento de Música

Logomarca da Universidade Federal de São João del Rei
Logomarca da Pró-Reitoria de Extensão
Logomarca do departamento de música da UFSJ
bottom of page