top of page

Congado da Maria | Moçambique e Catupé de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Cidade

Categorias

O Moçambique e Catupé de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito da comunidade São Dimas, popularmente conhecido como "Congado da Maria", foi criado nos anos 2000 a partir de uma longa tradição congadeira no bairro São Dimas e na família da capitua Maria Auxiliadora Mártir (in memoriam). O grupo é o atual responsável pela tradicional Festa do Rosário do Bairro São Dimas.

O grupo não possui uma sede fixa, não recebe nenhum apoio do poder público e sobrevive de doações. Em entrevista, Maria Auxiliadora Martir destaca o racismo estrutural que impede que o grupo possa exercer sua manifestação religiosa na Igreja do Rosário, na região central da cidade. Os congadeiros tiveram que construir sua própria capela para poderem fazer seus ritos, na própria região de São Dimas, onde os integrantes do grupo consideram ter se formado um quilombo urbano. Essa exclusão do congado dos locais de crença em São João del-Rei, principalmente da Igreja do Rosário, construída por pessoas escravizadas, demonstra como as instituições de poder na cidade não valorizam e reconhecem essa parte de sua cultura. Ao alegar que o congado carrega muito sincretismo religioso para poder fazer seus ritos na capela, a instituição Igreja Católica está rejeitando a identidade e a cultura dos povos que construíram a cidade e a sociedade brasileira.

Fontes

Texto produzido por Nicolas Tasco e Marcos Filho a partir de entrevista dos integrantes do Congado da Maria. Um estudo mais aprofundado sobre a Festa do Rosário do Bairro São Dimas e o Moçambique e Catupé de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (Congado da Maria) podem ser encontrados em: AVELAR JÚNIOR, Samuel Pereira. “Beira mar ô, a Congada é coisa de Preto Velho” – Memória e consciência histórica: a Festa do Rosário na comunidade São Dimas
(São João del-Rei- MG). Programa de Pós-Graduação em História. São João del-Rei: UFSJ, 2019. (Dissertação de Mestrado).
Equipe Técnica (gravação, edição, mixagem e masterização)
Registro realizado pelo Programa de Extensão e Pesquisa Sons das VertentesUniversidade Federal de São João del-Rei

Coordenação: Prof. Marcos Filho
Bolsistas - Gravação, edição e mixagem: Leonardo Avellar
Rick Vargas, Sulivan Ribeiro
Pesquisa: Tamires Rampinelli

Local de registro
Bairro São Dimas - São João del-Rei

Clique em            para ver todas as músicas da playlist do grupo / artista.

Galeria

Não há imagens cadastradas na galeria.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura | UFSJ

Programa de Extensão Sons das Vertentes | 2023
Departamento de Música

Logomarca da Universidade Federal de São João del Rei
Logomarca da Pró-Reitoria de Extensão
Logomarca do departamento de música da UFSJ
bottom of page