Banda Theodoro de Faria
Cidade
Categorias
Houve uma separação na Banda de Música do Ribeiro Bastos, onde entre os músicos se encontrava Augusto Theodoro de Faria, que liderando os outros, fundou uma nova banda de música. O ano era 1902 e logo a nova agremiação passou a ser conhecida por Banda do Sr. Augusto de Faria.
Idealista, logo motivou o ingresso de novos elementos entre músicos experientes e aprendizes e esteve à frente da corporação até o ano de 1917, quando passou a direção para o músico Teófilo Inácio Rodrigues que, com o mesmo idealismo do fundador, iniciou as atividades de ensino musical prático para prover a banda de novos elementos e pelo longo espaço de 56 anos lecionou música e prática instrumental com verdadeira competência e abnegação. Dessa escola pode se afirmar que ela foi um celeiro musical que formou músicos em tal quantidade que muitos, seguindo carreira militar integraram as bandas do Exército servindo em todas as unidades militares, fazendo a Banda de Música Theodoro de Faria ser reconhecida em todo o território nacional.
Lutando com extrema dificuldade de recursos, Mestre Teófilo tudo fez para a continuidade da banda de música. Sua casa residencial passou a ser sede de ensaios, sala de aulas, arquivo musical, enfim: todo o movimento da banda estava ali concentrado, com sacrifício de melhor conforto para sua família. Com parcos recursos adquiria instrumentos musicais de segunda mão para passa-los para os aprendizes e pessoalmente ele consertava e mantinha todo o instrumental da banda, como também criava artifícios para a prática instrumental.
Ensinou música a todos os seus filhos e teve neles colaboradores eficientes, notadamente na atividade de cópias musicais e como instrumentistas, ressaltando Tadeu Nicolau e Teófilo Helvécio que também são a garantia de continuidade da existência da Banda de Música Theodoro de Faria.
No ano de 1954, foi oficializado o nome da banda, elaborado o Estatuto e pelo incentivo e apoio do então Pároco do Pilar, Monsenhor Almir de Resende Aquino, os componentes da banda tiveram o seu primeiro uniforme, com o apoio da comunidade.
A oficialização do nome da banda para Banda de Música Theodoro de Faria foi atendendo um pedido do Mestre Teófilo que participou da corporação desde o princípio.
A partir de 1954, tendo a banda uma diretoria; novos rumos foram tomados e, entre eles, o de se construir uma sede própria, para o que todos os componentes se uniriam e envidaram esforços, adquirindo um terreno à Rua Santo Antônio. Ressalta- se a dedicação e empenho de dois componentes da banda – Waldemar Veridiano da Silva e Henrique Clemente Fernandes – que muito fizeram para tornar realidade a construção da sede própria.
Ainda sem recursos e com mínimo apoio institucional, construiu- se a sede; e em 1967 estava pronta e para ali se transferiram os ensaios e a aula de música.
Em 1973, assumiu a direção da banda Oscar Gonçalves Filho como regente e Tadeu Nicolau Rodrigues, filho do saudoso Maestro Teófilo, dando continuidade aos trabalhos de ensaio musical, ampliando o número de musicistas.
Junho de 1902
Instrumentação
MADEIRAS: Flauta/ Clarinete
METAIS: Sax Alto/ Sax Tenor/ Trompete/ Trombone/ Bombardino/ Trompa
PERCUSSÃO: Pratos/ Bumbos/Caixa/ Afoxé/ Quadriton
Atuação
Encontro de Bandas da região
Periodicidade de Encontros / Ensaios
Ensaios semanais na sede da banda
Clique em para ver todas as músicas da playlist do grupo / artista.
Galeria
Não há imagens cadastradas na galeria.



