top of page

Banda Lira do Oriente Santa Cecília

Cidade

Categorias

A Corporação Musical “Lira do Oriente Santa Cecília” é uma sociedade artística, educacional, com personalidade jurídica distinta de seus associados, cujo objetivo principal, entre outros, é difundir a arte musical, de modo especial a Banda Musical e Orquestra Sacra. Foi fundada em 22 de novembro do ano de (Dia consagrado à Santa Cecília), por alguns amantes da arte musical de nossa comunidade, em conjunto com o Mestre-fundador Sr. Pedro “Sapo” (desconhece-se o restante do nome), que era músico da “Lira Sanjoanense”, em conjunto com o outro Mestre-fundador, Sr. João da Mata, criaram a Corporação, e dizem que o motivo foi o seguinte: “Já que não nos aceitam na lira Sanjoanense, vamos criar a Lira do Oriente!”.
Estes fundadores encontraram grande apoio das habitantes do Rio das Mortes, que antigamente era “Arraial”, e com a companhia das famílias Carvalho, Alves e Neves elevaram o nome da Corporação, trazendo composições dos maestros: João da Mata, Francisco Neves, Mestre João Feliciano, Martiniano Ribeiro Bastos, Luiz Baptista Lopes, Pe. José Maria Xavier, Joaquim da Cunha Viegas e outros.
A Corporação sempre participou das Festas religiosas e cívicas desta comunidade, bem como em cidades de nossa região, às vezes com números reduzidos de músicos (uma destas vezes com apenas oito membros), que não mediam esforços para que a sociedade não viesse a desaparecer. O primeiro Estatuto é datado de 06 de novembro de 1909, quando era o Presidente, o Sr. Professor José Maria de Carvalho, secretário: Joaquim Francisco Alves, tesoureiro: José Theodoro da Silva, e contava com o número de 23 músicos e o referido Estatuto contava com 14 artigos. Foi, por uma vez, dividida em duas Bandas, tal era o vultoso número de componentes ativos da Corporação, e da facilidade de aprendizagem, notável nos habitantes da comunidade.
Em 1961, sob a Presidência do Sr. José Theodoro da Silva, a Corporação recebeu, além da visita, donativos de pessoas ilustres para a compra de instrumentos, e em primeiro lugar compareceu o Dr. Tancredo de Almeida Neves, doando Cr$16000,00, acrescentando o seguinte elogio: “Esta Banda é muito importante! São os brincos de minhas orelhas!” Seguem-se os donativos de Francisco Neves e Rubens de Barros.
Atualmente a Corporação sobrevive dos esforços de seus componentes às vezes do repasse de verbas, bem como de gratificações de Festas Religiosas da comunidade e outras cidades. Os recursos são insuficientes para a manutenção de instrumentos e do acervo musical de grande valor histórico e artístico. O número de componentes é cerca de 70 pessoas, entre músicos e cantores da orquestra.
É de ressalvar que o valor cultural de nosso País, de nossa Região e de nosso povo, estão inseridos em grande parte, nos valores musicais de nossa terra e nossa gente.

Em atividade desde
1895

Instrumentação
Madeiras: Flauta/ Clatinete
Metais: Sax Alto/ Sax Tenor/ Trompete/ Trombone/ Bombardino/ Trompa/ Sousafone

Atuação
Festas religiosas e cívicas

Periodicidade de Encontros / Ensaios
Ensaios semanais na sede da banda

Local de registro
Distrito Rio das Mortes

Clique em            para ver todas as músicas da playlist do grupo / artista.

Galeria

Não há imagens cadastradas na galeria.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura | UFSJ

Programa de Extensão Sons das Vertentes | 2023
Departamento de Música

Logomarca da Universidade Federal de São João del Rei
Logomarca da Pró-Reitoria de Extensão
Logomarca do departamento de música da UFSJ
bottom of page